segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CAMPANHA: Psicólogo Escolar/Educacional dentro da Escola


Queridos visitantes, bom dia!
Está acontecendo no site do CRP-PR (Conselho de Psicologia do Paraná) um abaixo assinado pela efetivação da atuação do Psicólogo em instituições escolares, ONGs e Ações educativas...
Entrem e assinem, não é preciso ser um profissional da psicologia para assinar, basta ter consciência do quanto a educação é carente, e do quanto pode ser assistida e auxiliada por profissionais como nós.
"para assinar a petição da Campanha e tornar-se parte integrante dessa luta junto ao CRP-PR acesse o link
www.peticoes.crppr.org.br
e preencha os campos com seu nome e RG"

Beijos pessoal, e bom começo de semana a todos!!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Coisas que aprendemos no Jardim de Infância, e esquecemos depois...


"Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância.
A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.

Estas são as coisas que aprendi lá:

1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e agradecer a Deus antes de deitar.
9. Dê descarga. (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco...desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca à tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também .... Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e ai verá como ele é verdadeiro claro e firme....

Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.
Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair....
Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão."

PEDRO BIAL

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A importância do exemplo...


Boa tarde de 5a queridos leitores...
Hoje coloquei um vídeo que eu gosto muito pois escolhi falar sobre o EXEMPLO...
É muito comum vermos na escola, cartazes e diferentes tipos de aulas explicando e ensinando às crianças as palavras que chamamos de mágicas (por favor, obrigada, desculpe, com licença), pois bem, isso é muito bonito e é realmente importante que os pequenos aprendam, porém não concordo que precise ser algo ensinado...
Como vimos no vídeo, tudo o que a criança vê ela faz, por isso se ela conviver no meio de pessoas educadas, utilizará certamente os termos que as pessoas utilizam, e não vai jogar lixo no chão, e não será violenta, e aprenderá a resolver seus problemas através do diálogo, e assim nessas pequenas coisas, irá crescer e ser um verdadeiro Ser Humano...
Porém, quando uma criança convive, seja em casa, seja na escola, com pessoas deselegantes não haverá como cobrar algo diferente dela...
Pensemos nisso, algumas coisas não precisam ser conteúdos escolares, devem ser nossas práticas cotidianas, e isso vale para todos os conceitos...
Beijinhos e até!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Treinamento de profes


Boa tarde! Hoje vou descrever mais um dos serviços que eu presto para as escolas, que é o Treinamento de Professores...
Trata-se de uma reunião, onde trato de algum assunto emergente, neste ano escolhi trabalhar o desenvolvimento infantil, instruindo as professoras sobre o que é próprio de cada idade, e como devemos lidar, bem como os conteúdos que devem ser contemplados, e aprendizados que devem ser esperados. Este assunto também serve para que as profes saibam quem são os alunos que tem dificuldades, ou que não estão correspondendo as expectativas da sua idade e os possam encaminhar, e foi trabalhado cada idade em uma reunião diferente...
Mas tenho cá, muitas ideias sobre o que trabalhar no próximo ano...
Super beijos e até!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Alguém morreu, e agora???


Bom dia queridos visitantes!
Vou aproveitar o dia de finados para escrever sobre um assunto que aparece muito na escola, que acontece sempre com alguma criança...
A MORTE DE ALGUÉM PRÓXIMO
As pessoas da família sempre estão muito abaladas, e não tem condições de pensar em como lidar com a situação mediante as perguntas e o olhar confuso de uma criança...
Eu sempre oriento os pais a levarem a criança para ver o ente que morreu, desde que não tenha ficado muito machucado ou desconfigurado, e que expliquem sempre que a criança perguntar, o que aconteceu, ao longo do período de elaboração de lutos...
Uma outra coisa, que é evidente, é que enquanto os adultos elaboram o luto, se preocupam com os sentimentos de todos, choram escondido, continuam trabalhando e vivendo muitas vezes na tentativa de esquecer o que aconteceu, e Criança apenas pergunta, chora e sente saudade, sem preocupações sobre o que vai fazer com isto, e que esta atitude infantil é exatamente a estrutura da elaboração de um luto...
Para as pessoas grandes, é rídiculo se perguntar porque alguém morreu, afinal, todos sabemos porque as pessoas morrem, porém esta pergunta tão simples e invariavelmente sem resposta, fazê-la para si mesmo e sofrer esta dúvida é um dos caminhos para se conformar e conseguir levar uma vida normal, um dia, apesar de tudo...
Uma outra preocupação comum é a dos pais em chorar na frente dos filhos... Confesso que esta eu não entendo, afinal é importante mostrar para as crianças que adultos também sentem saudades e choram, e é também importante respeitar e preservar a memória de quem se foi, para que a lembrança recente que a criança tem se transforme em memória para sempre, já que esta pessoa fez parte daquela vida, marcou a infância daquela pessoa, que deve crescer e se lembrar...
Ou seja, aceitar que aquele luto é de todos, e deixar que a criança o viva do seu jeito ajudará a todos, tanto a o elaborarem, quanto à guardarem boas lembranças daquele que se foi... A ingenuidade das crianças mais nos ensina do que aprende nessas horas, por isso, quando isso acontecer na sua família, nada de tentar bancar o SUPER HERÓI que não está sentindo nada, aproveite que você tem com quem dividir isto e divida!