sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Refletindo sobre a mágica da palavra "desculpas"


Bom dia pessoal! Faz tempo que eu estava tentando achar essa propagando no youtube para exemplificar a minha opinião sobre "desculpas" ser uma palavra "nada mágica"
Importante ressaltar que este vídeo é apenas uma alegoria, o que vamos refletir aqui nada tem a ver com a ideia da propaganda ou a marca em si...
Porém, há uma prática constante das escolas e dos pais, em ensinar as crianças a pedir desculpas assim que tiverem feito algo errado, demonstrando acreditar que essa palavra seja "mágica" com poderes de apagar o que foi feito de errado...
Muito bem, acontece, que pedir desculpas é muitíssimo fácil e não exige reflexão nenhuma, eu mesma já vi (várias vezes) uma criança nem terminar de bater na outra e estar pedindo desculpas, e isso motivado pelo adulto, quando sabemos que se bateu ainda dói, se quebrou não foi consertado, se magoou também não sara com o simples e não pensado pedido de desculpas.
Eu não estou falando aqui, que as crianças não devam pedir desculpas quando erram, não é isso, eu estou falando que a postura dos adultos não pode ser (como no vídeo) "não interessa quem começou eu quero um abraço de desculpas agora", até porque na vida real as coisas não funcionam assim, e elas devem aprender desde cedo a serem consequenciados pelo que fizeram.
Ou seja, aconselho a colocar a criança para pensar, quando faz algo errado, deixando-a lá a quantidade de minutos que corresponde à sua idade, e depois perguntar a ela porque ficou lá e a que conclusão chegou sobre o que fez, fazendo-a demonstrar ARREPENDIMENTO, já que este sim, CURA, CONSERTA, FAZ A DOR DIMINUIR...
Super beijos e um ótimo final de semana!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário